Palmilhas Posturais (Podoposturologia)

Palmilhas Posturais (Podoposturologia)

A Podoposturologia tem como objetivo prevenir e tratar os transtornos da postura e do equilíbrio, por intermédio dos receptores dos pés, através do uso de Palmilhas Posturais Proprioceptivas. Este método é indicado a todos os indivíduos que possuem dificuldade de permanecer em pé, caminhar ou sofrem de dor nesta postura.

Os pés são a base do equilíbrio estático e dinâmico e assumem o papel de tampão terminal entre o corpo e o solo. A planta dos pés possui mais de 75 mil receptores e é sensível a pequenas variações de pressão. Estas informações de pressão dos pés são instantaneamente transmitidas ao sistema nervoso central e associadas a estimulações dos outros captores (olhos, ouvidos internos, boca e da propriocepção). O sistema nervoso central, em resposta, regula as oscilações e o posicionamento postural por intermédio dos músculos dos pés.

As palmilhas posturais atuam diretamente nestes sensores de pressão para corrigir a postura. Elas possuem elementos de 1 a 4 milímetros de espessura, que são fixados em seu interior e ficam em contato direto com o pé. O tipo de elemento estimulador é determinado em decorrência da correção postural a ser feita.